Coletor menstrual? Como funciona?

Muitas de vocês já devem ter visto alguma notícia recentemente sobre esse assunto, o coletor menstrual. Esse "novo" estilo de absorvente só veio à tona no Brasil de uns dias para cá, mas o que muitas pessoas não sabem é que o coletor menstrual já existe há algumas décadas. Muitas mulheres já optaram pelo coletor menstrual pelo fato de serem mais práticos do que os absorventes comuns, afinal, é horrível carregar uma nécessarie cheia de absorventes para todo lugar quando nós mulheres estamos "naqueles dias", não é mesmo?


O coletor menstrual é um copinho plástico flexível com cerca de 4 cm de diâmetro, e como o nome já diz claramente, ele tem a função de coletar o sangue menstrual internamente. O recomendado é que você o esvazie a cada 6 horas se o seu fluxo for muito, mas depende de cada mulher, você pode ficar com ele até 12 horas com o fluxo normal.

Um dos pontos positivos do coletor menstrual é que ele não permite que fiquemos com odor. Muitas pessoas acham que o sangue menstrual tem um cheiro forte, mas na verdade o mal cheiro que sentimos as vezes é devido ao contato do nosso sangue com o algodão do absorvente comum, onde se encontram várias substâncias químicas que ajudam na hora de "segurar" o nosso fluxo durante o dia.



No Brasil o coletor é difícil de ser encontrado em farmácias, e seu preço varia de R$ 85,00 a R$ 155,00, mas muitas empresas online já estão vendendo esse novo amiguinho da mulherada por diversos preços diferentes.

Separei umas das principais perguntas que algumas mulheres fizeram para os profissionais:

1. Como colocar?
Basta dobrar o coletor e inseri-lo na vagina, lembrando que não precisa empurrá-lo até o fundo, igual o absorvente interno. Ao colocar ele todo, o coletor vai abrir e fazer um barulhinho, o que significa que foi colocado corretamente.

2. Como devo higienizar o coletor menstrual? 
Com água fria e sabão neutro. A cada ciclo, o ideal é limpar com água fervente.

3.  Incomoda? 
Nas primeiras vezes sim. Mas depois que a mulher consegue colocar do jeito correto é mais confortável do que os outros tipos de absorventes.

4. Posso dormir com ele?  
Sim.

5. Quanto tempo dura? 
 Higienizado de forma correta, de cinco a dez anos.

E para deixar o assunto ainda mais explicadinho para vocês, eu separei um vídeo que a minha Youtuber preferidaaaa fez explicando direitinho como funciona o coletor e mais um outro absorvente ecológico.


Quer comprar um coletor menstrual? Então clique AQUI e compre o seu! <3


Fontes: Correio Braziliense | Folha Uol | Me Luna

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.